Os países para intercâmbio mais buscados pelos brasileiros

Educação
intercâmbio

Conhecer os melhores países para intercâmbio é fundamental para ter a melhor experiência possível durante o programa. Cada país tem sua cultura local, seus costumes e seu idioma, por isso é importante fazer a escolha do melhor local para seu intercâmbio.

Além da experiência educacional, o intercâmbio permite conhecer outro país e conviver em uma realidade diferente durante o período do programa.

Selecionamos os 5 países mais buscados pelos brasileiros nos últimos anos para o intercâmbio. Confira o post e saiba tudo antes de fazer sua escolha!

1. Reino Unido: um dos principais países para intercâmbio

O Reino Unido é uma das regiões mais procuradas por estudantes que buscam aperfeiçoar seus estudos fora do Brasil. Sua tradição para o programa se dá principalmente por conta de suas tradicionais universidades.

Lá o estudante tem também o grande diferencial de aprender o inglês com sotaque britânico, uma variação interessante do idioma. A cultura da região é bastante diversificada, recebendo pessoas de todo mundo. O Reino Unido engloba a Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

O que pode pesar contra essa opção é a moeda local. A Libra Esterlina é uma das moedas mais valorizadas sobre o Real, encarecendo o intercâmbio e a estadia.

2. Argentina: um destino barato e próximo para desenvolver o espanhol

Curiosamente, a Argentina tem se tornado um destino cada vez mais frequente entre os estudantes de intercâmbio do Brasil, e o motivo é simples: o país oferece a possibilidade de aprendizagem do espanhol por baixo custo.

A valorização do real sobre o peso argentino acaba por baratear os custos da viagem. Além disso, a proximidade com o país vizinho e a dispensa de visto e passaporte torna tudo mais fácil.

O que pesa contra o intercâmbio para a Argentina é a burocracia para registrar diplomas em cursos realizados no país.

3. Estados Unidos: aprendendo inglês no coração do mundo

A terra do Tio Sam é um dos principais destinos turísticos mundiais, e isso se estende também aos intercâmbios. O Brasil é o país que mais envia intercambistas aos Estados Unidos: oito mil brasileiros estão em escolas e instituições de ensino americanas anualmente.

A estabilidade econômica e a diversidade cultural do país tornam-no sempre muito atrativo. Fazer um intercâmbio lá é ter a oportunidade de aprender o inglês, estudar nas principais instituições e universidades do mundo e conhecer pontos turísticos inesquecíveis.

4. Canadá: receptividade e possibilidade de aprender mais de um idioma

O Canadá é conhecido pela sua receptividade aos estudantes de todo mundo. O país tem ótimas instituições de ensino superior, mais baratas e tão boas quanto as de seu vizinho, os Estados Unidos.

No Canadá, além do inglês, o francês também é um dos idiomas nativos, o que amplia a possibilidade de mais um idioma a ser aprendido pelos estudantes de intercâmbio.

Além do custo de vida mais baixo, o governo do país oferece a possibilidade de trabalho legalizado aos estudantes que passarem mais de três meses estudando no país.

5. Austrália: ótimas oportunidades na terra dos cangurus

A Austrália é mais um desses destinos clássicos para os intercambistas brasileiros. O país é hospitaleiro e tem um clima bastante semelhante ao Brasil.

As praias ajudam bastante na adaptação e a dar aquele sentimento de pertencer ao lugar. Além disso, o trabalho para estrangeiros no principal país da Oceania é legalizado, o que permite que os estudantes possam fazer uma renda além de aprender o inglês e fazer cursos nas instituições espalhadas pelo país.

Cidades como Sidney, Melbourne, Perth e Gold Coast possuem ótima qualidade de vida e vastas oportunidades para os estudantes brasileiros.

Os intercâmbios trazem grande enriquecimento cultural, intelectual e ótimas experiências de vida. Eles são fundamentais para a busca de um futuro promissor! Agora que você conhece os principais países para intercâmbio, confira nosso guia completo com tudo que você precisa saber sobre intercâmbio!

Intercâmbio: como convencer seus pais que é hora de estudar fora?
5 dicas imperdíveis de como estudar para o Enem

Leia também