Quais serão meus próximos passos?

Educação
intercâmbio, mercado de trabalho, viagens

Aquele curso que parecia infinito acabou, e depois de uma jornada que você nem lembra quando começou, você terminou a faculdade! Após a (merecida) comemoração, aquela dúvida bate : qual o próximo passo a tomar? Isso é bastante natural, já que até esse ponto tivemos um roteiro pré programado e não havia muito desvio a ser feito. Vamos elencar algumas opções de como abordar esse período tão cheio de dúvidas!

Intercâmbio

Para quem pode, a opção de fazer um intercâmbio é ótima para “mudar os ares” e arejar um pouco a cabeça depois de encerrar um curso. Conhecer novos locais, culturas diferentes e até mesmo obter a oportunidade de um estágio na sua área são fatores muito positivos na hora de fazer esta escolha.

Apesar do custo parecer elevado, com uma pesquisa extensa entre empresas que prestam este serviço, você certamente conseguirá bons valores. E acredite, a experiência de vida e na área de trabalho que você irá obter farão valer cada centavo!

Negócio Próprio

E quando nos referimos a isso, não queremos dizer obrigatoriamente uma loja ou pequena empresa, mas algo mais abrangente, como consultórios médicos, de advocacia, entre outros. A ideia aqui é fazer um investimento inicial para começar a trabalhar na iniciativa privada, sendo seu próprio patrão (se possível) ou unindo-se a algum colega da área (ou colegas de faculdade, é claro!)

Embora necessite de um gasto inicial e a clientela possa demorar a crescer, a ideia de montar um negócio próprio atrai muita gente pela liberdade que este modelo dá. A possibilidade de trabalhar em seus próprios termos e o acúmulo de experiência , além de “fazer seu nome” com o tempo estão entre as maiores vantagens dessa “rota”.

Especialização

Com o crescimento do acesso à faculdade em nosso país, o interesse por seguir a carreira acadêmica cresceu muito entre os jovens. Não é para menos, a possibilidade de estudar mais a fundo uma área que te encantou durante o curso é bastante sedutora né?

As especializações que citamos aqui vão desde as “clássicas” especializações acadêmicas, como mestrado (dura em média dois anos) e doutorado (dura em média 4 a 5 anos). A maioria das faculdades públicas selecionam seus mestrandos e doutorandos e fornecem bolsas de incentivo à pesquisa, então pesquise acerca das condições de seleção na sua universidade de preferência. O trabalho é bastante complexo e envolve muita leitura e escrita, revisões intermináveis e grande volume de informação.

Para quem deseja outro tipo de especialização, mais focado na prática e não na produção acadêmica,  os cursos da saúde possuem outras opções. Os programas de residência foram criados para formar especialistas em áreas específicas através do contato direto com profissionais daquela área. Mas o trabalho é duro!

Ano Sabático

O mundo de hoje parece não dar um minuto de folga para ninguém. Na verdade, diversos estudos mostram que hoje trabalhamos muito mais do que antigamente! Em meio a todo esse caos e pressa, quem sabe tirar um ano para organizar sua vida (muitos de nós precisamos disso na faculdade né?) e pensar a respeito do futuro seja a melhor opção? Não pense como um ano perdido, mas sim como um ano “ganho” em autoconhecimento e meditação. Acredite; vale a pena!

Gostou das nossas dicas? Não esqueça se você quer começar um negócio próprio nosso e-book pode te ajudar. Ou então se você escolher para fazer um intercâmbio também criamos um guia exclusivo com várias dicas para você fazer o intercâmbio dos sonhos!

Dicas de Festas Universitárias para Nunca esquecer!
Animando sua festa com drinking games

Leia também