Intercâmbio: como convencer seus pais que é hora de estudar fora?

Educação
intercâmbio

Quando o assunto é intercâmbio dos filhos, muitos pais ficam com um pé atrás. Eles têm diversos medos em relação a esse processo. E você, como filho, precisa se armar de bons argumentos para convencer os velhos.

Mas como? Acompanhe este post e conheça 4 aspectos importantes para a hora de falar com seus pais sobre a possibilidade de um intercâmbio na sua vida.

1. Fale sobre a possibilidade de obter fluência no idioma

Sem dúvidas, depois de um intercâmbio, a fluência em determinado idioma é garantida. Pois é impossível não aprender uma nova língua quando se está imerso em um ambiente de nativos, interagindo com eles.

Essa vantagem pode ser um bom motivo no momento de falar com seus pais sobre a importância de um intercâmbio. Ser fluente em mais de um idioma ajuda nas provas tanto para o vestibular, quanto para o Enem já que esses exames exigem conhecimentos, além do português, em língua estrangeira.

Além disso, é possível deixar de gastar com um curso de inglês, já que você aprendeu esse idioma no intercâmbio. É uma boa estratégia para economizar dinheiro para a faculdade.

2. Ressalte a importância de ter vivência em uma cultura diferente

Morar no exterior é estar inserido em tradições e comportamentos diferentes daqueles encontrados no Brasil. Essa é uma ótima oportunidade de aprender outros hábitos e encher a bagagem de novos costumes.

Esse intercâmbio cultural é fundamental para aprender a dar valor as coisas que têm, além de aumentar a sua capacidade de empatia. Esses aspectos são bastante valorizados quando os pais pensam acerca da educação de seus filhos. Sendo assim, use esse argumento com seus pais.

3. Fale sobre a aquisição de contatos profissionais

Durante o intercâmbio é possível que você encontre alguma oportunidade de trabalho. Seja para ajudar em um bar, seja para cuidar de crianças. Sempre há algo para fazer e ganhar um dinheiro extra.

Além da questão financeira, quando se trabalha no exterior, é possível fazer contatos, inclusive profissionais. Argumente isso com seus pais! Mostre para eles que você terá chances de fazer amizades com pessoas de diferentes lugares do mundo, o que é muito importante para impulsionar sua carreira.

Ter contatos profissionais no exterior pode ser um diferencial para conseguir alguma recomendação ou, até mesmo, para arranjar um bom emprego em um país estrangeiro.

4. Toque no assunto do autoconhecimento

Quem embarca em um intercâmbio pode ter a certeza que não voltará o mesmo. É inacreditável como as pessoas amadurecem em diversos aspectos. Por exemplo, em outro país, você será responsável por muitas tarefas que seus pais faziam para você aqui no Brasil.

A rotina, durante o intercâmbio, proporcionará novos valores e bons hábitos para o seu amadurecimento. Fale isso para seus pais! Mostre para eles o quanto o seu autoconhecimento poderá ser fortalecido com essa experiência.

Essas foram algumas dicas para que você saiba como abordar seus pais no momento de propor o seu intercâmbio. É importante também, lembrar seus pais que existem muitos lugares no exterior que possuem comunidades de brasileiros. Isso ajudará a deixá-los menos preocupados se acharem que o seu filho vai perder os laços com o Brasil.

E você, ainda se sente inseguro, para argumentar com os pais, quanto os benefícios do intercâmbio? Então, baixe o nosso ebook “Guia completo com tudo que você precisa saber sobre intercâmbio!” e acabe de vez com todas as suas dúvidas!

É possível trabalhar e estudar?
Os países para intercâmbio mais buscados pelos brasileiros

Leia também