Superar o desafio de fazer duas faculdades simultâneas é possível!

Educação
ensino superior

Fazer duas faculdades ao mesmo tempo é um grande desafio, que dispõe de muita energia e dedicação! O tempo fica curto e os compromissos são dobrados, mas todo esforço vale a pena ao final das jornadas de graduação.

Para superar esse desafio, são necessários alguns hábitos e atitudes para manter a organização, cumprindo bem com horários e otimizando o tempo, em prol de um desempenho melhor nos estudos.

O post a seguir falará um pouco mais sobre como é a vida de quem faz duas faculdades, citando os principais benefícios e mostrando como conseguir se sair bem em meio as dificuldades. Continue a leitura e acompanhe!

As mudanças na rotina de jornada dupla

Dedicar-se a duas rotinas tão intensas requer muito foco e concentração! Essa escolha acaba tendo uma forte influência nos hábitos do estudante, que precisa abrir mão de algumas atividades nas quais estava acostumado a realizar.

Além do cansaço que irá ser dobrado, há também uma maior pressão por resultados, já que são duas graduações em que o estudante precisará se dedicar às disciplinas e todo comprometimento que elas exigem.

Por vezes, será necessário deixar de lado ou reduzir alguns momentos de lazer ou atividades específicas como exercícios físicos ou trabalhos voluntários, por exemplo, mas é importante ter em mente de que abdicar dessas coisas é em prol de um objetivo maior.

As vantagens de fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Junto ao esforço vem a recompensa, e ela é em dobro para quem cursa duas faculdades! O estudante terá um mercado mais amplo na hora que começar a procurar emprego, pois estará habilitado para se desenvolver em dois segmentos profissionais diferentes.

Há também a importante questão da experiência acadêmica, que dá mais confiança ao aluno na hora de encarar provas, trabalhos e toda a rotina comum a quem faz faculdade. Certamente as vivências de um curso serão úteis para o outro em algum momento.

Fazer duas graduações também aumenta muito a rede de contatos do estudante. O networking é fundamental nesse período da vida, já que os companheiros de faculdade serão muito provavelmente as pessoas que estarão no seu mercado de trabalho futuramente.

Sendo assim, eles podem ajudar com questões de vagas de emprego e qualquer outra necessidade relacionada ao segmento de estudos.

As dicas para encarar isso da melhor forma

Adotar hábitos que ajudem a encarar a dupla jornada é fundamental para dar conta de tudo, sem que isso prejudique a saúde. É necessário ter uma mudança de postura em vários momentos durante o dia.

Planeje tudo

O planejamento é fundamental para que o estudante consiga cumprir com todos os seus compromissos do dia. Programe seus horários de entrada, saída, almoço, janta e também o período que irá se dedicar a revisar a matéria ou fazer trabalhos. Lembre-se de acordar cedo e respeitar os horários!

Descanse o suficiente

Uma adequada noite de sono é imprescindível para quem precisa encarar um dia cheio. Não perca noites estudando ou fazendo qualquer outra coisa. Encaixe isso durante seu dia, pois a cada noite mal dormida o dia seguinte será difícil de encarar.

Solucione tudo no tempo certo

Não é bom deixar trabalhos acumularem, assim como matérias a serem revisadas. Cumpra com todos esses compromissos o mais rápido possível, para ter sempre tempo hábil para o que vem pela frente, e também para descansar.

Divirta-se sempre que possível

Os estudos são a prioridade para quem faz duas faculdades, mas é impossível encarar uma jornada dupla sem se divertir! Sempre que possível, saia com amigos ou faça alguma atividade que tire a pressão dos estudos.

O desafio será grande mas você é capaz de fazer duas faculdades ao mesmo tempo! Aproveite todos os benefícios que essa oportunidade traz! Anda ansioso em relação ao ensino superior? Dê uma lida nesse e-book e veja o que te aguarda!

6 aplicativos para estudantes que você precisa ter
Anote na agenda: Os 5 principais encontros universitários do Brasil

Leia também