Saiba quais são as principais mudanças no Enem

Educação
enem

Este ano, o MEC (Ministério da Educação) realizou uma consulta pública para definir algumas mudanças no Enem e definiu novas regras, que já passam a valer para esta edição, que será realizada em novembro.

A nova estrutura não interfere no conteúdo das matérias em si, mas na forma de execução das provas, por isso é preciso estar atento para não se confundir e acabar sendo prejudicado.

Preparamos este post para ajudar você a ficar por dentro dessas mudanças no Enem. Leia com atenção e tire todas suas dúvidas!

A prova será realizada em dois domingos

Diferentemente das últimas edições, quando a prova era aplicada em um fim de semana (sábado e domingo), este ano ela será realizada em dois domingos seguidos: 5 e 12 de novembro.

Essa alteração aconteceu por conta da consulta pública realizada pelo MEC e também para atender aos candidatos cuja religião só permite que estudem ou trabalhem aos sábados após o pôr do sol.

A redação será feita no 1º dia

Embora o número de questões e o conteúdo das matérias não tenham sido alterados, as mudanças no Enem envolvem o dia da prova de redação, que antes era realizada no segundo dia, com os 45 testes de matemática e os 45 de linguagens.

Ela passará a ser realizada, a partir desta edição, no primeiro domingo (5), junto com as questões de ciências humanas e linguagens, tendo a prova, ao todo, a duração de 5 horas e meia.

Já no dia 12, os temas serão matemática e ciências da natureza, e os candidatos terão 4 horas e meia para fazer os testes.

O Enem não valerá como certificado do Ensino Médio

Os candidatos que antes podiam fazer o Enem com o propósito único de tê-lo como certificado do Ensino Médio não poderão mais, pois a prova não terá esse fim.

Para obter a certificação será preciso participar do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) que é um programa reativado pelo MEC.

A prova não permitirá treineiros

Estudantes que não estejam concluindo o Ensino Médio não poderão realizar a prova como treineiros, como antes era permitido.

Para conhecer a prova e treinar para as próximas edições, esses estudantes poderão fazer simulados online disponibilizados pelo MEC.

Foi levantada, inclusive, a hipótese de que a prova oficial fosse realizada a partir de uma versão digital, mas não se confunda: na votação popular, os participantes preferiram mantê-la no papel.

Os cadernos de questões serão personalizados

As provas continuarão tendo 4 cadernos de cores diferentes, e os participantes deste ano receberão cadernos de provas e os cartões de resposta encartados personalizados com seus dados.

O resultado por escola não será apresentado

A lista que o MEC divulgava do resultado do Enem por escolas não existirá mais. Os alunos passarão por outro exame, que compõe a avaliação do ensino no país, e as escolas poderão comparar suas classificações perante as outras por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Agora que você já ficou por dentro das mudanças no Enem, é só esperar os dias das provas chegarem e se preparar bem até lá para não fazer feio e poder alcançar a vaga na universidade que você deseja.

Que tal, então, aproveitar essas 8 dicas de filmes que preparamos para ajudar você a estudar para o vestibular?

4 motivos para fazer trabalho voluntário na sua cidade
Confira 4 possíveis temas para a redação do Enem 2017

Leia também