Saiba como economizar dinheiro para a faculdade!

Educação
ensino superior, finanças

No meio universitário, é comum ouvir que estudante não tem dinheiro para nada e anda sempre no aperto financeiro. Essa é, de fato, a realidade de muitas pessoas, que acabam transformando o sonho da graduação em pesadelo por não saberem organizar suas finanças.

Para evitar essa situação, é fundamental que o universitário aprenda a administrar seu dinheiro e diminuir seus gastos. Quer saber como fazer isso? Confira no nosso post de hoje como economizar dinheiro para a faculdade!

Busque opções de bolsas ou financiamentos

Uma das principais dificuldades dos estudantes é arcar com as despesas do dia a dia e com a mensalidade da faculdade. Mesmo com a ajuda da família, algumas pessoas precisam do apoio de programas de financiamento para pagar o curso.

Programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Prouni e o FIES, que disponibilizam bolsas, descontos e financiamento, facilitam o pagamento das mensalidades.

Faça um planejamento financeiro

Uma dica valiosa para economizar dinheiro para a faculdade é apostar em um bom planejamento financeiro. Para isso, você deve contar com uma planilha que especifique todos os seus gastos: aluguel, alimentação, transporte, mensalidades, etc. Atualize essa planilha constantemente e acompanhe seus gastos. Monitorando a entrada e a saída de dinheiro, fica mais fácil identificar onde você poderá cortar custos.

Lembre-se de anotar tudo! Até o valor gasto com o cafezinho na lanchonete deve ser contabilizado para você conseguir ter uma dimensão real da sua situação financeira.

Reduza seus gastos

Será que você não pode deixar a academia de lado e optar por corridas e atividades esportivas gratuitas? Fazer refeições em casa não fica mais barato? Medidas como essas fazem toda a diferença no seu orçamento mensal, e além disso, você continua cuidando da sua saúde e alimentação sem gastar muito.

Outra opção eficiente para reduzir custos é estabelecer um limite de gastos mensais com lazer. Ninguém precisa ficar sem sair com os amigos e curtir os finais de semana, mas evitar gastos excessivos em festas e bares vai ajudá-lo a manter as contas equilibradas durante a faculdade.

Diminua custos com transportes

Os gastos com transporte somam quantias significativas no final do mês. Procure ir para a faculdade a pé ou de bicicleta caso more próximo ao campus.

Se você tem um carro, ofereça caronas e compartilhe o valor da gasolina. Caso não tenha, uma dica é procurar por alguém que faça o mesmo trajeto que você e que esteja disposto a dividir os custos com deslocamento.

Fique de olho nas formas de pagamento

Uma boa forma de economizar é escolhendo a melhor forma de pagamento na hora de realizar compras. Tenha preferência em pagar sempre à vista e pedir por descontos! Fuja dos cartões de crédito e dos parcelamentos muito longos e acrescidos de juros.

Tenha uma renda extra

Se você está saindo do ensino médio e indo para a faculdade sabendo que não terá dinheiro suficiente para pagar as contas, busque fontes de renda alternativas. Muitos universitários apostam na venda de comidas e artesanato. Outros optam por realizar trabalhos de digitação, revisão, tradução e formatação de trabalhos.

Você ainda pode oferecer aulas particulares de idiomas caso seja fluente em alguma língua estrangeira. Trabalhos com freelancer feitos diretamente de casa também são boas opções.

Os estágios remunerados e jornadas de trabalho parciais também podem ser conciliados com os estudos e ajudam a completar a renda.

Outra opção é se tornar representante de empresas atuando dentro da própria universidade, adquirindo novos clientes. Esse é o caso dos parceiros da T&M Personalizados, em que o estudante consegue uma renda extra com uma dedicação que não atrapalha seus estudos.

Viu só como é possível economizar dinheiro para a faculdade? Basta monitorar e acompanhar seus gastos, ter disciplina e manter o foco na redução de custos. Dessa forma, você conseguirá se formar sem preocupações excessivas com as contas!

E aí, o que você achou das nossas dicas? Comente e compartilhe com a gente as suas ideias para economizar para a faculdade!

5 dicas que vão te ajudar a conciliar trabalho e estudo
Uniforme de terceiro ano: como escolher?

Leia também