4 motivos para fazer trabalho voluntário na sua cidade

Curiosidades
trabalho voluntário

O engajamento com causas sociais e a vontade de fazer a sua parte para mudar o mundo tem estimulado, cada vez mais, os jovens a fazer trabalho voluntário. A sensibilização é um dos principais motivos.

Vivenciar a experiência de dedicar tempo à outras pessoas que têm algum tipo de necessidade, seja ela física, mental ou emocional, é colocar em prática as atitudes que engrandecem moralmente cada um de nós.

Ainda não faz nenhum trabalho voluntário? Este post vai listar 4 motivos que despertarão seu interesse de se envolver em alguma dessas causas. Acompanhe!

1. Ajude alguém com seus talentos

Qual seu talento? O que gosta mais de fazer? Saiba que isso pode ser útil na hora do trabalho voluntário, independentemente de qual for sua qualidade principal, você sempre pode usar isso para ajudar alguém.

Você pode, por exemplo, ser um jovem muito bem-humorado, o piadista da galera, então que tal levar um pouco da sua alegria para pessoas que estejam precisando rir um pouco?

Seu talento é com a arte? Leve seu trabalho e presenteie pessoas carentes. Certamente suas atitudes contribuirão de mais!

Independentemente das suas habilidades, há sempre a possibilidade de levá-las, aliada à boa vontade e à solidariedade, para ajudar alguém passando por um momento difícil, ou que seja carente de algum tipo de recurso.

2. Vivencie diferentes realidades

O enriquecimento cultural que o trabalho voluntário oferece é muito grandioso. Vivenciar realidades diferentes, principalmente durante a adolescência, é adquirir um conhecimento e uma experiência de vida muito úteis para a vida adulta.

Poder ajudá-las, sentindo um pouco do que cada uma delas passa, desenvolve a sensibilidade, fazendo com que o jovem entenda que há muito mais no mundo do que sua realidade.

O trabalho voluntário permite que o adolescente adquira uma visão mais ampla, conscientizando-se de todas as questões sociais que o cercam, se tornando alguém mais solidário, responsável e evoluído.

3. Enriquecimento nas qualidades profissionais

As atividades voluntárias têm grande relevância no currículo profissional, e isso é ótimo para os jovens que estão próximos de se lançar no mercado de trabalho.

Empresas e recrutadores veem muito valor na experiência de voluntariado, justamente por desenvolver no candidato todas as questões que citamos acima.

O jovem que fez trabalho voluntário certamente terá habilidades específicas totalmente úteis para o trabalho como saber atuar em grupo, ter uma visão mais sensível acerca de diversas questões e atuar fora de sua zona de conforto, encarando qualquer desafio profissional.

4. Fazer trabalho voluntário é fazer o bem

Acima de qualquer outro benefício, o melhor motivo para fazer trabalho voluntário é fazer o bem! Ser solidário e levar atenção, carinho, esforço e conhecimento para quem precisa é uma experiência engrandecedora.

É importante nunca perder a sensibilidade e entender que podemos sempre doar um pouco do nosso tempo, além de recursos intelectuais ou financeiros para permitir que alguém tenha um motivo para sorrir ou uma motivação para seguir em frente.

Não há mistério em como se tornar um voluntário: procure ONGs, escolas, creches e instituições religiosas. Geralmente esses locais precisam de pessoas para os seus projetos. Busque na internet para ter acesso mais fácil.

Há sempre uma possibilidade para que se possa ajudar. Os horários costumam ser flexíveis, e não atrapalham a escola ou qualquer outro compromisso. Agora que você já conhece bons motivos para fazer trabalho voluntário, confira nosso e-book para te auxiliar a escolher a profissão ideal.

5 dicas imperdíveis de como estudar para o Enem
Confira 4 possíveis temas para a redação do Enem 2017

Leia também

Pensando bem... Não tem nada pra ler ?‍♂️